🎃👻🖤 Está chegando a época do ano mais divertida de todas!!! 🎃👻🖤

(Eu, particularmente amoooo e me divirto muito!!!)

Bú-hahahaha!!!

O Halloween já está logo aí!!

Adoro pensar em formas divertidas de criar decorações para entrar nesse mundo meio assombrado, cheio de mistérios e magia.

Mas, para todo início de criação, a gente precisa de inspiração.

Inspiração

Se você também é fã de decorações, receitas, diy, provavelmente conhece o aplicativo PINTEREST, onde existe um enorme banco de dados de imagens e vídeos.

Lá você faz pesquisas por temas e ele começa a te sugerir um monte de outras imagens relacionadas. 

Outra coisa muito legal é que é possível criar pastas de temas específicos, por exemplo: Halloween, Páscoa, Receitas, Natal, Crochê, Decoração de Casa, Decoração de Festa…. enfim, lá você cria seu acervo de ideias, referências e inspirações para a partir daí, transformar essas ideias em algo único, do seu jeito.

Dizem que nada se cria, tudo se copia.

Eu, prefiro a versão Murilo Gun que diz que tudo é uma COMBINATIVIDADE: combinação de ideias inspiradas mais a sua criatividade, o seu toque especial para transformar e fazer do seu jeitinho.

Então, o primeiro passo é se inspirar. Buscar ideias e referências de coisas que quer produzir criando um acervo inspiracional. Às vezes, é um objeto, uma receita, às vezes é um detalhezinho no meio de uma decoração inteira.

Vai salvando tudo o que você acha interessante e que é possível ser reproduzido. O conjunto da sua combinatividade é que forma sua obra de arte personalizada e única.

Depois de tanto se inspirar, cheia de ideias, todas reunidas na pasta, no acervo do tema, é hora de organizar e ver realmente o que, de fato, vai ser feito para começar o planejamento da execução.

Organizando as ideias: MOODBOARD

Todas as ideias em um só lugar!

Legal!!! E agora? Por onde começar?

Agora é hora de selecionar o que é possível fazer e começar a pensar em como todas as coisas podem se juntar.

Quando era mocinha fiz um curso de desenho de moda e uma das coisas que mais me encantou foi o moodboard, que é uma espécie de mural que podemos colocar imagens, elementos visuais, paleta de cores, pedaços de tecido e textura, pequenas peças, tudo que representa a essência do projeto. É como um painel de inspiração que ajuda a definir aquela identidade que faltava para transformar qualquer trabalho em algo muito mais especial.

Ele ajuda a definir o estilo do projeto, os aspectos que transformam um projeto em algo singular. Ele é a base para entender as cores, os elementos gráficos, o direcionamento visual e qualquer outra definição necessária para criar conceitos criativos.

O moodboard ajuda a visualizar como suas ideias se encaixam e interagem. Você pode ver se as cores funcionam juntas, se o tema é coeso e como os elementos se complementam. Compartilhar um moodboard com seus clientes também torna mais fácil transmitir a sua visão, sem contar que é uma forma bem eficaz de alinhar as expectativas.

Para o Halloween deste ano, selecionei algumas imagens de decoração e de comidinhas, dá uma olhadinha e me diz o que acha:

Neste primeiro moodboard, coloquei as ideias e inspirações de comidinhas que achei interessante para compor a mesa:

  • Macarrão ao molho de sangue com olhos de carne

Um espaguete ao molho sugo com almôndegas assadas recheadas com queijo e decorada com rodela de azeitona.

  • Lanche no pão de forma em formato de caixão

Recheio da sua preferência. Aqui em casa, a galera gosta de patê de atum, com uma saladinha, hummm

  • Simplesmente maçãs, bem vermelhas e vibrantes (será que estão envenenadas?)

A Maçã, símbolo das bruxas, não pode faltar numa cena de Halloween. Simplesmente, maçãs red delicius, vermelho vibrante, podem compor sozinha uma linda cena. Será que estão envenenadas/

  • Olhos esbugalhados. Já pensou servir um prato de olhos?

meio ovo de codorna envolto numa rosa de salame ou presunto, com rodela de azeitona, uma gota de catchup bem no meio da azeitona para deixar a pupila vermelha. 

  • Doce morcegos de açúcar e canela

Feitos de rapidez com um cortador em formato de morcego. Pincelar ovo batido, polvilhar açúcar e canela, levar para assar rapidamente até dourar

  • Fantasma à vinagrete

Também é feito com rapidez, mas no formato de fantasma, temperado com azeite, sal, pimenta e orégano. Leve-o para assar até dourar levemente.

  • Queijo (com palitos temáticos)

Nesta ideia, o queijo é servido com palitos temáticos. Coloquei a ideia no moodboard de comidinha para me lembrar de colocar o queijo na lista de compra. rsrs

Neste moodboard, já coloquei as ideias de decoração, a paleta de cores pretendidas para esta decoração.

  • Velas com carinhas divertidas em potes de vidro para maior segurança
  • Amei a sombra da bruxa na parede. Trabalhando com a sombra, podemos controlar o tamanho da imagem refletida na parede, aí a gente consegue ajustar conforme cada necessidade.
  • Sombra na janela. Quando a gente pensa no nosso ambiente, temos que achar soluções específicas para problemas específicos. Eu tenho uma janela e acho que a sombra vai cair muito bem no conjunto da decoração.
  • Vampiro surpresa: quando abre as asas tem uma guloseima. Halloween sem gostosuras não é halloween, né?
  • Castiçais de garrafas vazias. Reutilizar um objeto que temos em casa é uma boa pedida quando se trata de decoração de festas afetivas. Podemos pintar garrafas de diversos formatos para dar volume e altura na nossa decoração.
  • Castiçal de papel. Lembra quando disse que, às vezes, a gente quer um pequeno detalhe dentro de uma cena? Esse é um exempo do que quis dizer: num mesa temos bolo, pratos, decorações e dois castiçais em estilo rococó, mas que não se coloca vela. Este aqui pode ter sido feito de plástico, acrílico, madeira e até mesmo, papelão. Ele tem um efeito decorativo apenas.
  • Lanternas de sacolinha (acho que esse ano estou inspirada nas luzes 🤔) Adorei a ideia de uma cena pequena e individual que remete a noites mal assombradas, teias de aranha, dando destaque a cor de fundo. (esse aqui é uma ideia que existe na cabeça que eu não sei se vai acontecer)
  • Paleta de cores pensada para este ano: Dourado, Branco e Preto. Tudo vai depender se vou encontrar o material necessário onde moro atualmente.

Desenhando o Projeto

Depois de organizada as ideias e referências, é hora de montar o projeto de decoração.

Eu amo papel, amo desenhar, então meus projetos são todos feitos à mão. Eu rabisco, pinto, refaço, mudo de lugar e vou ajeitando os objetos mais ou menos como eu imagino* que vai ficar.

*imaginar: nos casos de decoração, a gente tem uma pré ideia de como vamos dispor os objetos na cena, mas à medida que vamos montando, na grande maioria das vezes, a gente muda um detalhe ou outro. Porque, às vezes, a gente imagina que a coisa vai ficar boa de um jeito, e na hora de montar, não fica exatamente do jeito que a gente queria, então, vamos fazendo os ajustes desses pequenos detalhes.

Voltando pro projeto… Esse rascunho, rabisco feito a mão é chamado de croqui.

Hoje, com a tecnologia, você pode fazer projetos em programas que trazem mais realidade, uma noção de profundidade. Um dos programas mais usados é o Sketch up*. Eu, particularmente, não sei mexer… Como eu disse, eu gosto é de desenhar no papel mesmo.

Bom! 

✅️ Moodboard montado

✅️ ideias organizadas

✅️ projeto desenhado

🟩 partiu planejar e executar cada pequeno detalhe

Mas, essa etapa vai ficar para o post do próximo sábado. Enquanto isso, já nos siga no instagram @potpourrideideias para acompanhar o andamento do Projeto Halloween 2023.

Um beijo e até sábado.

Má Sesoko

Categorias: BLOG

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *